Projeto Presença 2022

O Projeto Presença é uma plataforma, também chamada de ‘’Sistema presença’’, como o próprio nome nos remete, serve basicamente para comprovar a presença dos alunos de até 17 anos na escola, para que a família continue recebendo o Bolsa Família. Para saber mais detalhes sobre o Projeto Presença 2022, continue em nosso site.

Projeto Presença 2022

Projeto Presença 2022

O que é?

Já introduzimos um pouco do que se trata o projeto presença, idealizado pelo Governo Federal, essa plataforma digital permite o acompanhamento da frequência de todos os alunos que estão devidamente matriculados no sistema público de ensino.

Somente os gestores e os coordenadores responsáveis pelo Bolsa Família, consegue acessar essa plataforma. Com todos os dados de frequência em mãos, o sistema de benefício vai analisar se aquela família continua recebendo ou não o auxílio do Bolsa Família 2022.

Benefícios do Projeto Presença 2022

Com a intenção de monitorar as famílias beneficiárias, o sistema do Projeto Presença 2022 traz benefícios as crianças e adolescentes, os quais devem receber atenção do Governo.

Além de conferir a frequência escolar dos jovens, é monitorado se crianças e adolescentes possuem um bom desempenho na rede pública de ensino. Com esses dados, o Governo poderá tomar decisões públicas corretamente e investir naqueles que possuem necessidade.

É possível também, verificar outros benefícios:

  • Com certeza o primeiro benefício é garantir que as crianças / adolescentes estão frequentando a escola como devem. Isso melhora diversos índices em território brasileiro, proporcionando para essas crianças um futuro melhor;
  • O programa Bolsa Família ganha mais credibilidade em todo Brasil, visto que cumpre todas as regras pré-fixadas;
  • O Governo Federal acompanhando a presença dessas crianças na escola passa a ser possível destinar esforços necessários para a área da educação básica;
  • Programa que também é utilizado como referência para possíveis violações dos direitos das crianças e também dos adolescentes.
Bolsa Família 2022

Bolsa Família 2022

Ou seja, passa a ser uma exigência válida, mediante a tantos benefícios.

Como Funciona o Projeto Presença

Já explicamos anteriormente sobre o Projeto Presença e a partir dele dá para saber como é o seu funcionamento.

Mas é importante reforçar que estamos falando de uma plataforma, que consegue ser acessada somente pelos gestores. Para quem tiver curiosidade, a plataforma é questão é: www.frequenciaescolarpbf.mec.gov.br.

Ou seja, não é qualquer pessoa que acessa a frequência do aluno e “controla” tudo isso, são mesmo pessoas permitidas, tudo isso para análise do Bolsa Família, como também já foi mencionado por nós.

Como Funciona o Projeto Presença

Como Funciona o Projeto Presença

Cadastro no Sistema Presença

O cadastro no Projeto Presença 2022 pode ser feito de forma simples. Em seguida,  confira o passo a passo de como se cadastrar:

  • Acesse o site da Frequência Escolar do Bolsa Família, clicando aqui;
  • Digite o seu CPF e em seguida o código de segurança da imagem;
  • Por fim, clique na opção “Enviar”.
Cadastro no Sistema Presença 2022

Cadastro no Sistema Presença 2022

Após ter se cadastrado, será o momento de inserir a escola e o estudante no projeto.

Projeto Presença 2022 – Frequência Escolar e o Bolsa Família

Depois de conhecer o Projeto Presença 2022 e a sua relação com o Bolsa Família, muitas pessoas tem dúvidas em relação ao descumprimento das regras. Ou seja, se o benefício é logo cortado quando a presença do aluno não está satisfatória no sistema.

Mas até cortar o benefício há algumas “punições”, como você vai ver a seguir.

  • Na primeira ocorrência acontece uma advertência e a família consegue receber normalmente;
  • Já na segunda ocorrência o dinheiro vindo do Bolsa Família fica bloqueado durante o mês, mas após justificar, é possível solicitar esse pagamento;
  • Na terceira ocorrência a família ficará com o dinheiro pendente durante dois meses e não é possível resgatar esses valores;
  • Na quarta ocorrência acontece o bloqueamento do Bolsa Família e com isso a família não recebe por esse tempo;
  • Na quinta ocorrência o benefício é cancelado e a família em questão, não vai poder solicitar novamente, mesmo com a situação regularizada.

Como vemos, a família é sempre informada que algo está errado antes do corte final.

3.6/5 - (5 votes)

Leave a Reply