CRAS 2022

O Brasil tem diversas formas de ajudar pessoas que se encontram em vulnerabilidade social, seja por programas de atendimento ou mesmo por unidades espalhadas em todo país para atendimento. Muitas pessoas não conhecem esses programas, bem como, os locais onde podem procurar algum tipo de atendimento para sua situação. As ofertas também podem ser diferentes em cada cidade, como veremos a seguir. Em nosso artigo de hoje você vai conhecer sobre o CRAS 2022 e a sua finalidade. Confira.

CRAS 2022

CRAS 2022

O que é CRAS?

CRAS é a sigla utilizada para Centro de Referência de Assistência Social. O local é público e nele são ofertados diversos serviços, programas e benefícios.

O grande objetivo é prevenir algumas situações de risco, fortalecer vínculos familiares e comunitários, tudo isso pensando nas pessoas que se encontram em algum tipo de vulnerabilidade.

Estrutura do CRAS

O CRAS 2022 está estruturado para atendimento de três formas diferentes:

  • a pessoa poderá ser encaminhada por outro setor público, como por exemplo, da saúde ou da educação. Dessa forma, outro profissional percebeu a vulnerabilidade do caso em questão e realizou o encaminhamento;
  • busca ativa das equipes que fazem parte do CRAS. Nessa busca a equipe faz diversas visitas domiciliares a procura de pessoas que estão vulneráveis ou podem vir a estar, já que a prevenção faz parte do serviço;
  • por fim, qualquer pessoa ou qualquer família pode ir até a unidade mais próxima de sua casa e solicitar o atendimento do CRAS.
Centro de Referência de Assistência Social

Centro de Referência de Assistência Social

CRAS 2022 por Região do Brasil

A divisão do CRAS é feita a partir de regiões brasileiras:

  • O Sudeste concentra 34,5% dos CRAS;
  • Em seguida vem o Nordeste com 32,1%;
  • O Sul com 18,4%;
  • O Norte com 7,5%;
  • Por fim o Centro-Oeste com o mesmo número de CRAS, 7,5%.

Para que serve o CRAS?

O CRAS 2022 serve para desenvolver as potencialidades, o protagonismo e a autonomia de indivíduos e também de famílias. Além disso, é um local que pensa na prevenção, por isso todas as pessoas que possam estar em risco, também são atendidas.

Os serviços oferecidos pelo CRAS são divididos para uma maior organização:

  • serviço de proteção e atendimento integram a família;
  • serviço de convivência e fortalecimento de vínculo;
  • serviço de proteção social básica no domicílio para pessoas com algum tipo de deficiência e para idosos.
Para que serve o CRAS

Para que serve o CRAS

Lembrando que tudo isso é feito por uma equipe composto por técnicos de nível superior, técnicos de nível médio, assistentes sociais e psicólogos. O número de profissionais depende do tamanho do CRAS, já que existem unidades de pequeno, médio e grande porte.

CRAS Bolsa Família

O CRAS é o órgão responsável pelo cadastro de famílias no Bolsa Família. Esse é um programa do Governo Federal, o qual foi criado com objetivo de transferir renda para famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza.

O grupo familiar que estiver dentro dos requisitos de participação do Bolsa Família, deve se dirigir ao CRAS mais próximo para efetuar o cadastro, levando consigo os documentos de todos membros da família.

A família que for aprovada no Bolsa Família irá receber um valor auxílio para:

  • Saúde;
  • Alimentação;
  • Educação;
  • E outras questões.
CRAS Bolsa Família

CRAS Bolsa Família

Número do Telefone do CRAS

O número de telefone do CRAS vai depender da sua região, como mencionado, eles estão divididos. O ideal é procurar na internet ou em algum órgão da sua cidade que tenha essa informação.

Endereço do CRAS

O mesmo acontece com o endereço, é preciso procurar o CRAS de referência mais próximo de sua residência, já que não é uma unidade única. É possível também encontrar a informação na internet.

5/5 - (1 vote)

Leave a Reply