ID Estudantil 2022

Como uma alternativa e também com objetivo de enfraquecer às tradicionais carteirinhas estudantis da UNE e Ubes, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), lançou recentemente o ID Estudantil, um aplicativo que permitirá a emissão da carteirinha estudantil integralmente digital.  Então, quer saber o que é, para que serve, como fazer download, onde usar e como fazer a ID Estudantil 2022? Leia o artigo abaixo!

ID Estudantil 2022
ID Estudantil 2022

O que é ID Estudantil?

O ID Estudantil é um aplicativo para dispositivos mobiles que possibilita a emissão da carteirinha estudantil digital. Esse documento permite que estudantes pague meia-entrada em ingressos para:

  • Teatros;
  • Cinemas;
  • Shows e;
  • Outras atividades de caráter culturais.

Além de oferecer meia-entrada, o ID Estudantil irá promover a elaboração de um banco de dados dos estudantes para formular, implementar, executar, avaliar e monitorar as políticas públicas na educação.

ID Estudantil 2022 Para que Serve

O ID Estudantil é um documento que permitirá o pagamento de meia entrada em diversos estabelecimentos comerciais voltados para cultura e entretenimento. Com o aplicativo do ID Estudantil, o estudante pode solicitar meia entrada para ingressos em cinema, shows, teatros, exposições e outras atividades.

Para fazer a carteira de estudante digital, é necessário que:

  • O aluno esteja matriculado numa instituição de ensino e;
  • Com seus dados presentes no Sistema Educacional Brasileiro, também conhecido como SEB.

Essa plataforma é um banco de dados a nível nacional dos estudantes brasileiros.

São os representantes escolares os responsáveis por remeter as informações dos estudantes para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que por sua vez transfere esses dados para o SEB.

ID Estudantil 2022 Para que Serve

CONHEÇA TAMBÉM:

ID Estudantil Download

O ID Estudantil 2022 é um aplicativo direcionado para dispositivos com sistema operacional iOS ou Android. Portanto, inicialmente, para fazer o documento, será necessário realizar o download do aplicativo na loja de aplicativos. O aplicativo é integralmente gratuito.

ID Estudantil Google Play

Os usuários de dispositivos com sistema operacional Android, do Google, já podem realizar o download do aplicativo. Por ser compacto e leve, o aplicativo é compatível com uma série de dispositivos.

ID Estudantil App Store

Os estudantes com iPhone também podem emitir sua carteira estudantil por meio do aplicativo ID Estudantil disponível na App Store. A interface é bem parecida com o aplicativo voltado para Android e muito simples e fácil de ser utilizada.

ID Jovem Download

Onde Posso Usar?

A ID Estudantil 2022 poderá ser utilizada nos principais estabelecimentos de cinemas, teatros, exposições e shows. A carteirinha pode ser utilizada por estudantes da:

  • Educação básica (ensino infantil, fundamental e médio);
  • Tecnológica e superior;
  • Exceto matriculados em cursos de pós-graduação.

É importante frisar que estudantes inscritos em cursos de idiomas, pré-vestibular e derivados não podem fazer a ID Estudantil.

Como Fazer o ID Estudantil 2022

A carteira estudantil pode ser feita por meio do aplicativo ID Estudantil de uma maneira muito simples e fácil. Os principais passos de como fazer o ID Estudantil são:

  • Baixe o aplicativo do ID Estudantil na loja de aplicativo do Android ou iOS.
  • Comprove sua maioridade com uma foto do rosto e da Carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
  • O aplicativo realizará o cruzamento das informações e, caso seja aprovado, habilitará a carteira estudantil.
https://youtu.be/iNY-XTBl9Y8

Leave a Reply